O que é?
A artrose na coluna é uma doença degenerativa que afeta as articulações que formam a coluna, sendo mais frequente nos idosos, mas pode ocorrer em qualquer idade. Ela gera sintomas como dor na coluna, no pescoço ou no quadril e seu tratamento pode incluir a necessidade de cirurgia.
A artrose pode afetar toda a coluna ou somente uma parte dela, e por isso o indivíduo pode ser diagnosticado com: artrose na coluna cervical, artrose na coluna dorsal ou artrose na coluna lombar dependendo dos locais afetados pela doença.
Sintomas da artrose na coluna Os sintomas da artrose na coluna incluem:
Dor na coluna que piora com o movimento;
Dificuldade em mover-se devido a dor na coluna;
Pode haver sensação de formigamento ou de dormência no pescoço ou nos braços quando há artrose cervical;
Pode haver sensação de formigamento ou de dormência nas pernas quando há artrose lombar.
Causas da artrose na coluna As causas da artrose na coluna podem ser:
Desgaste natural das articulações da coluna devido a idade;
Movimentos repetitivos;
Excesso de exercícios físicos;
Traumatismo;
Pré-disposição genética.
Diagnóstico da artrose na coluna O diagnóstico da artrose na coluna pode ser feito com base nos sintomas que o indivíduo apresenta e pode ser confirmado pela realização de exames como:
Radiografia da coluna;
Ressonância magnética ou
Tomografia computadorizada.
Tratamento para artrose na coluna
O tratamento para artrose na coluna pode ser feito com o uso de medicamentos, fisioterapia e/ou cirurgia. Em casa, o que pode ser feito é colocar uma bolsa de água morna no local da dor durante 20 minutos, 2 vezes ao dia. Alguns cuidados são essenciais para o sucesso do tratamento, como evitar pegar pesos e ficar numa postura incorreta. O melhor exercício para quem sofre com artrose na coluna é a natação, exclusivamente no método crawl.
As sessões de osteopatia também podem ser uma boa opção para complementar o tratamento. Elas vão reajustar a posição das vértebras da coluna, diminuindo o atrito entre elas, mas não é indicada para todos os casos.
FONTE: http://goo.gl/r1Njk9
Comments